Racismo na Geociência

Nesse ano de 2019 a ABMGeo vai participar da campanha de 21 dias de ativismo contra o racismo, que acontece no período que agrega o dia Dia Internacional da Mulher (8 de março) e o Dia Internacional de Combate ao Racismo (21 de março). 

O Dia Internacional contra o racismo nasceu como protesto contra um ato de violência racista, praticado por instituições do Estado a estudantes negros da cidade de Shaperville, África do Sul, que protestavam contra o regime do Apartheid dia 21 de março de 1960.
Durante a manifestação o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas, e ferindo outras 186. O episódio ficou conhecido como o “Massacre de Shaperville”. Diante de diversas manifestações de repúdio, em especial do movimento negro internacional, foi exigido posicionamento da ONU (Organização das Nações Unidas) e que a data fosse instituída como o “Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial” para a reflexão sobre a luta do povo negro contra o racismo.

Para discutir o tema na geociência convidamos as 4 geólogas negras para uma roda de conversa que será realizada no dia 18 de março, às 19 horas, no Rio de Janeiro.