Mulheres ganham cada vez mais espaço na mineração

Buscando a equidade entre os gêneros, empresas se conscientizam na valorização também do trabalho da mulher em um ambiente até pouco tempo dominado pelos homens.

Tradicionalmente masculino, o setor mineral está cada vez mais sendo ocupado pelas mulheres em todos os níveis de operação. Foi essa a constatação durante o evento Women in Mining, realizado pelo Consulado Britânico em São Paulo na quinta-feira (8), em Belo Horizonte (MG). O encontro reuniu mulheres que ocupam cargos de destaque no setor no Brasil em um talk-show.

Uma delas foi a secretária de Geologia, Mineração e Transformação do Ministério de Minas e Energia (MME), Maria José Salum, única mulher a estar à frente de uma secretaria da pasta. Para ela, a presença feminina vem se fortalecendo na mineração a cada dia, principalmente nas áreas de gerência, mas também nas áreas operacionais. Para que esse número alavanque ainda mais, é necessário que as empresas busquem dar publicidade a isso e abram mais espaço para as mulheres.

Uma das iniciativas do Ministério, segundo a secretária, é o Comitê Permanente para as Questões de Gênero do MME e Empresas Vinculadas, que tem o objetivo de discutir essa equidade nos setores de mineração, energia e petróleo e gás.

“Somos a secretaria vitrine do MME por ter tantas mulheres na pasta e esse comitê é uma oportunidade para levantar o debate da participação da mulher nesses mercados”, afirmou Salum, formada em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex-professora do curso.

Leia na ìntegra: http://revistamineracao.com.br/2018/11/09/mulheres-ganham-cada-vez-mais-espaco-na-mineracao/