Campanha de Ilustração e Desenhos

Ilustrações enviadas por geocientistas para a Campanha de Ilustrações e Desenhos da ABMGeo.

Conheça nossas GeoArtistas:

Mariah Xavier Rocha

Geóloga, Mestra em Geologia Marinha e Costeira e Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Geociências – UFRGS)
@_vulcanica_

O Tempo sobre o tempo imprime marcas no corpo da Terra!

O Tempo sobre o tempo imprime marcas no corpo da Terra!

Em uma mesma paisagem podemos ler e imaginar algumas de suas profundas histórias, baseado na ideia de que o presente é a chave para o passado.

Mas também é preciso olhar o futuro pensando nas ações presentes!

Há não muito tempo, comunidade geocientífica vêm tomando esta consciência, abrindo novos campos de atuação onde a conservação é mais interessante e positiva do que a exploração, bem como a luta de gênero dentro da classe profissional.

Na cena, a geóloga acompanhada de seu mapa depara-se com um monumento geológico – um arenito marinho de cores ferruginosas com lindas feições erosivas entalhadas pacientemente pela água e pelo vento, conhecido como hoje como “a Taça”. Essa escultura natural faz parte do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa no Paraná, onde em tempos ancestrais era chamado pelos povos originários de “Itacuaretaba”, do Tupi-Guarani “A Extinta Cidade Feita de Pedra”.

Diversos estudos geológicos foram realizados na área, enfatizando os aspectos de interesse para a unidade de conservação, como fotointerpretação, trabalhos de campo e mapeamentos geomorfológicos e geológicos.

Os principais subsídios dos estudos geológicos para o plano de manejo foram: indicação de áreas ou temas de interesse específico para visitação; proteção de áreas especiais; recuperação de áreas degradadas e prevenção de novos impactos; indicação de possíveis situações de risco; indicação de áreas para desenvolvimento de novos atrativos; indicação de temas para novas pesquisas científicas; indicação de eventuais áreas de ampliação da unidade de conservação; indicação de atividades de interpretação ambiental; produção de material de informação e divulgação científica!
(Referências: Melo et. al. 2004, Milani et al. 2007).

Direitos autorais reservados. Reprodução somente online para fins educacionais, não lucrativos. Para comprar os produtos disponíveis acesse: @_ vulcanica_

Suzan Vasconcelos

Profa Dra. do Dep. de Geofísica – Universidade Federal da Bahia

Mulheres Geofísicas