Assembleia Constituinte

A Assembleia Constituinte da ABMGeo ocorreu no dia 21 de agosto, durante o 49º Congresso Brasileiro de Geologia, no Rio de Janeiro. Cerca de 200 mulheres se aglomeraram em uma sala do Centro de Convenções Sulamérica para discutir e aprovar o Estatuto Social, além de nomear o Conselho Deliberativo responsável por executar o registro legal da entidade, abrir inscrições de sócios e viabilizar a primeira eleição. No discurso de abertura, proferido pelas secretárias da assembleia, Aline Tavares e Larissa Lago, foram citados os motivos que impulsionaram a criação da ABMGeo destacando-se que, apesar de as mulheres já serem 50% dos alunos nos cursos de geociências, estão muito longe de serem 50% nos cargos de liderança!
Entender as causas e buscar soluções para as dificuldades das mulheres em progredir na carreira é um dos compromissos da associação. Durante a assembleia foi apresentado o histórico de acontecimentos que culminaram na ideia de criação da associação e foi lida uma carta de reinvindicações a ser encaminhada a diversas instituições da área, contendo sugestões de ‘boas práticas’ para com as mulheres nos diversos ambientes de trabalho. Com a intenção de ser uma entidade representativa e atender as necessidades de suas associadas, foi realizada uma pesquisa com as colegas presentes na assembleia sobre ‘o que você espera de ABMGeo’. O Conselho Deliberativo eleito na assembleia, após a aprovação do estatudo, ficou constituído por Aline
Tavares (UFMG), Glaucia Cuchierato (GeoAnsata), Larissa Lago (PUC-Rio), Lila Queiroz (CPRM-BH), Letícia Freitas (USP), Luciana Felício (CPRM-Brasília), Mariana Ferreira (consultora independente), Rosaline Silva (UFMG).