Ampliando a Diversidade

Em 5 de março de 2019, como parte do programa Brasil-Canadá no PDAC 2019, foi realizada a sessão “Leading the Way – Design to Unleash Diversity’s Power”, destinada à discussão de estratégias para aumentar a participação de mulheres na mineração brasileira. O evento foi organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (BCCC) e liderado pela I&D 101 (empresa de consultoria canadense focada em Inclusão & Diversidade). Com duração de duas horas, a sessão foi conduzida por Jamile Cruz, cofundadora e diretora executiva do I&D 101 e incluiu apresentações de Catherine Gignac, presidente do Conselho de Administração da associação Women in Mining Canada (WIMC), discutindo os principais desafios e ambições da entidade, e Laura Methot, cofundadora da I&D 101, que abordou os principais fatores que afetam a inclusão e a diversidade no setor.

Participaram, ainda , Paola Saad, presidente da consultoria Mandala Group e da BCCC; Rinaldo Mancin, diretor ambiental do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Augusto Pires, coordenador de Projetos na Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB), Rolf Georg Fuchs, diretor executivo da Integratio e Angelina Mehta, diretora do Conselho da WIMC. O discurso de encerramento foi realizado por Evelyne Coulombe, cônsul Geral do Canadá no Rio de Janeiro, que destacou as principais aprendizagens, o business case para a diversidade e antecipou os próximos passos do projeto.

Para Michael Grant, vice ministro adjunto das Américas do Canadá, o National Action Plan for Canada’s mining employers (NAP) já incentiva a inclusão de mais mulheres no setor mineral do país, com o objetivo de  aumentar o pool de talentos dessa indústria. “Precisamos criar uma cultura em que tanto as mulheres quanto os homens possam prosperar. Assim enriqueceremos nossa diversidade de pensamento e ajudaremos a melhorar a inovação. No final, o setor e a sociedade como um todo se beneficiarão”, concluiu Grant.

Leia na íntegra: https://www.inthemine.com.br/site/ampliando-a-diversidade/